A DGS alertou que “a inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas, e o calor podem provocar danos nas vias respiratórias”. Entre as principais orientações, a autoridade de saúde aconselhou a população a evitar a exposição ao fumo, permanecendo dentro de casa com portas e janelas fechadas. Foi também recomendada a utilização de ar condicionado em modo de recirculação e o uso de máscaras do tipo N95 caso a exposição seja inevitável. A DGS identificou como sinais de alarme a presença de queimaduras faciais, dificuldade respiratória e alteração do estado de consciência, situações que exigem contacto imediato com o 112. Foi ainda desmistificada a crença popular de que ingerir leite ajuda em caso de intoxicação por fumo, esclarecendo que “não vem descrito em artigos científicos a sua utilidade” e que “o leite não é um antídoto do monóxido de carbono”. As recomendações foram especialmente dirigidas a grupos vulneráveis como crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças respiratórias crónicas.
DGS emite recomendações para proteção contra o fumo dos incêndios
Face à vaga de incêndios que assolou o país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um conjunto de recomendações à população sobre como agir em caso de exposição ao fumo. Este alerta de saúde pública visou prevenir danos nas vias respiratórias e outras complicações de saúde decorrentes da inalação de substâncias tóxicas e do calor.



Artigos
5
A Câmara Municipal de Seia aprovou a minuta de um protocolo a celebrar com o O conteúdo Câmara paga propinas a alunos dos CTeSP em Seia aparece primeiro em Seia Digital.

O evento, preparado em apenas duas semanas pelo novo executivo, transformou o concelho num “verdadeiro palco natalício”, com forte adesão de famílias e dinamização do espaço público e da economia local. “Ao longo dos 15 dias em que esteve aberto, o evento recebeu milhares de visitantes, vindos de todo o país e também da vizinha […]

Para incentivar a redução do uso de automóvel O conteúdo Guimarães com autocarros à borla para a passagem de ano aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Anadia distribuiu 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. À semelhança dos anos transatos, a seleção das famílias, a quem foram atribuídos os cabazes, teve por base medidas de política social, de discriminação social […]


