A DGS alertou que “a inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas, e o calor podem provocar danos nas vias respiratórias”. Entre as principais orientações, a autoridade de saúde aconselhou a população a evitar a exposição ao fumo, permanecendo dentro de casa com portas e janelas fechadas. Foi também recomendada a utilização de ar condicionado em modo de recirculação e o uso de máscaras do tipo N95 caso a exposição seja inevitável. A DGS identificou como sinais de alarme a presença de queimaduras faciais, dificuldade respiratória e alteração do estado de consciência, situações que exigem contacto imediato com o 112. Foi ainda desmistificada a crença popular de que ingerir leite ajuda em caso de intoxicação por fumo, esclarecendo que “não vem descrito em artigos científicos a sua utilidade” e que “o leite não é um antídoto do monóxido de carbono”. As recomendações foram especialmente dirigidas a grupos vulneráveis como crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças respiratórias crónicas.
DGS emite recomendações para proteção contra o fumo dos incêndios
Face à vaga de incêndios que assolou o país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um conjunto de recomendações à população sobre como agir em caso de exposição ao fumo. Este alerta de saúde pública visou prevenir danos nas vias respiratórias e outras complicações de saúde decorrentes da inalação de substâncias tóxicas e do calor.



Artigos
5Local
Ver mais
Barbudo voltou a viver na noite de terça-feira uma situação que tem deixado muitos moradores cansados e indignados. A Rua de Parada, estreita e com acesso limitado, voltou a impedir a passagem de uma ambulância. Desta vez, um idoso teve de ser conduzido de maca, à mão, até ao veículo de socorro estacionado mais abaixo. […] O conteúdo Sem acesso para ambulância, doente foi levado à chuva pelos bombeiros de Vila Verde aparece primeiro em Semanário VOX.

Está agendada para esta sexta-feira, dia 7, às 21h00, na sede do Partido Social Democrata, na Praça da República n.º7, uma “Assembleia de Militantes” com apenas dois pontos na “Ordem de trabalhos”: “Análise dos resultados eleitorais das autárquicas” e “Outros assuntos”. Recorde-se que no dia seguinte ao conhecimento dos resultados oficiais, a candidatura de Luísa […]

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, será o palco do evento «Castanhas e Cantigas», no dia 11 de novembro, pelas 14h30. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, assinala o Magusto de São Martinho com um programa dedicado à música, poesia e tradição. A celebração inicia-se às 14h30 com a interpretação de cantigas […]

No dia 15 de novembro, às 15 horas, a Fonte ...


