menulogo
Notícias Agora
user
Local August 1, 2025

Incêndio em Penafiel e Gondomar obriga a evacuações e corta Estrada Nacional

Um incêndio que deflagrou em Penafiel na terça-feira alastrou-se ao concelho vizinho de Gondomar, mantendo-se com frentes ativas durante vários dias e obrigando à evacuação de habitações e ao corte de vias de comunicação. Na tarde de quinta-feira, as chamas aproximaram-se da freguesia de Canelas, em Penafiel, levando a GNR a concentrar os habitantes num largo por motivos de segurança.

News ImageNews ImageNews Image

A situação em Melres, Gondomar, também foi crítica, com o corte da Estrada Nacional 108 em ambos os sentidos.

O comandante dos bombeiros, Joel Castro, informou que os meios estavam a ser reposicionados para proteger as povoações de Vilarinho e Moreira, onde as chamas consumiram uma “área considerável” de mato. Durante as operações, um avião Canadair que combatia o fogo sofreu uma avaria mecânica e teve de amarar de emergência no rio Douro, sem feridos a registar.

Uma viatura da equipa de reportagem da TVI/CNN também foi consumida pelas chamas na Serra da Boneca. O incêndio, que teve início na freguesia de Capela, entrou finalmente em fase de resolução na manhã de sexta-feira, mantendo-se no terreno mais de 200 operacionais para trabalhos de consolidação e rescaldo. Estima-se que na parte de Penafiel tenham ardido perto de 900 hectares.

ai briefingEm resumo
O incêndio que afetou Penafiel e Gondomar demonstrou a rápida propagação e o elevado risco para as populações, exigindo a evacuação de zonas habitacionais e causando constrangimentos significativos, apesar de ter sido finalmente controlado após vários dias de combate.

Artigos

11
Close