Os incidentes, que ocorreram sucessivamente, deixaram várias localidades sem água e causaram significativos constrangimentos aos moradores e visitantes em plena época balnear.
A primeira rotura, no domingo, afetou as zonas de Raposo, Lazarim, Costa de Caparica e Monte de Caparica.
Quando essa situação estava a ser regularizada, uma nova rotura, desta vez perto do acesso à zona dos Capuchos, no Itinerário Complementar (IC) 20, voltou a interromper o fornecimento.
Esta segunda avaria obrigou ao condicionamento do trânsito no IC20, no sentido Caparica-Almada.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada informaram que as equipas estiveram no terreno para concluir a intervenção, e que o restabelecimento integral do serviço seria feito de forma faseada. Os SMAS lamentaram os transtornos e reafirmaram o empenho em garantir a estabilidade do abastecimento.
A situação gerou críticas por parte de munícipes e da Iniciativa Liberal de Almada, que apontou a “escassa informação” prestada aos cidadãos e a ausência de apoio à população afetada, considerando “inaceitável” a incapacidade de assegurar um serviço básico em pleno verão, quando a população da freguesia aumenta exponencialmente.