As falhas, que incluem dificuldades no acesso a receitas médicas, boletins de vacinas e dados pessoais, estão a forçar os utentes a deslocarem-se presencialmente aos centros de saúde para obterem serviços essenciais. Utilizadores relatam a impossibilidade de iniciar sessão, recebendo mensagens de “dados inválidos”, ou, quando conseguem aceder, deparam-se com a ausência de informação.
Perante a necessidade de aceder a uma receita médica, a solução temporária indicada pela Linha SNS24 é clara: “Têm acesso a todas as informações do utente e podem emitir as receitas médicas em papel.
Para já, é o que se pode fazer.” Os SPMS garantem que os problemas estão a ser resolvidos “sem perda de dados” e que “toda a informação clínica dos utentes está salvaguardada”. A causa apontada pelos serviços de atendimento está relacionada com “uma atualização do lado do SNS24”, enquanto o comunicado oficial refere que os constrangimentos se prendem com “situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados”. A instabilidade do novo sistema digital está a gerar um impacto direto na gestão da saúde dos cidadãos, que se veem obrigados a recorrer a alternativas presenciais para aceder a serviços que deveriam estar digitalizados e simplificados.














