Para mitigar o impacto, vários outros serviços, como os dos hospitais São Francisco Xavier, Amadora-Sintra e Leiria, funcionarão de forma "referenciada", atendendo apenas casos encaminhados pelo INEM ou pela Linha SNS 24. Esta crise nas urgências obstétricas é corroborada por outros relatos, como o dos 16 médicos da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, que apresentaram escusas de responsabilidade devido à sobrecarga de trabalho, alertando para o risco de erro clínico. A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) também abriu processos de esclarecimento sobre casos de grávidas que perderam os seus bebés após dificuldades no encaminhamento hospitalar. As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de qualquer deslocação, contacte a Linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para obter orientação adequada.
Encerramento de Serviços de Urgência no SNS
Vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrentam constrangimentos significativos, resultando no encerramento de múltiplos serviços de urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria durante o fim de semana. A situação, agravada pela falta de médicos especialistas para assegurar as escalas durante o período de férias, gera alertas à população para contactar a Linha SNS24 antes de se deslocar às unidades de saúde. De acordo com a informação disponível no portal do SNS, no sábado, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia de Aveiro, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira e Almada estarão encerradas, assim como a de Pediatria de Vila Franca de Xira. No domingo, a lista de encerramentos na Ginecologia e Obstetrícia inclui Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha e Aveiro. A falta de médicos especialistas é apontada como a principal causa destes constrangimentos, um problema recorrente nos períodos de férias.



Artigos
15Local
Ver mais
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República reforçou, na passada Quinta-feira, a necessidade de colocação de mais agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) na Região, um compromisso reafirmado pela República, “que é muito importante concretizar”, disse. O social-democrata falava numa audição à Ministra da Administração Interna na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração […]

A iniciativa terá lugar na Biblioteca e Arquivo Municipal, pelas 15h30, e contará com a participação de Carlos Diogo Guimarães e José Ribeiro, que irão apresentar um trabalho sobre a…

A intervenção dos militares aconteceu após uma denúncia que alertava para a ocorrência de agressões no seio familiar. No local, as autoridades apuraram que o suspeito exercia violência física e…

Reconhecimento ocorreu a 7 de novembro com destaque para a participação nas praias galardoadas com Bandeira Azul Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Município de Sintra distinguido no Programa Nacional da Vigilância Azul 2025







