O município de Palmela está a promover uma nova campanha de desinfestação e desratização, alertando a população para a necessidade de controlar pragas urbanas e reduzir riscos para a saúde pública. A intervenção, que decorre entre 11 e 20 de agosto, foca-se nas redes de drenagem de águas residuais municipais. Esta é a quinta de oito campanhas planeadas pela autarquia para o período entre maio e outubro, considerado o mais crítico do ano em termos de proliferação de pragas.
As intervenções são espaçadas por três semanas para garantir uma cobertura preventiva contínua e eficaz.
O município de Palmela sublinha que a responsabilidade pelo controlo de pragas é partilhada, apelando aos moradores para que realizem procedimentos idênticos nas suas propriedades privadas sempre que detetem focos de infestação.
A colaboração dos cidadãos é vista como fundamental para o sucesso das medidas de saúde pública implementadas. As próximas operações de desinfestação e desratização já estão agendadas para os períodos de 1 a 6 de setembro, 22 a 30 de setembro e 13 a 21 de outubro, assegurando assim uma vigilância e controlo contínuos durante os meses de maior risco.
Em resumoA Câmara de Palmela está a levar a cabo uma campanha intensiva de desinfestação e desratização nas redes de saneamento para proteger a saúde pública. A autarquia alerta também os moradores para a sua responsabilidade no controlo de pragas em propriedades privadas, como parte de um esforço comunitário contínuo.