As autoridades competentes, incluindo o SEPNA da GNR, já estão a investigar a ocorrência para apurar a sua natureza e responsabilidades.

A autarquia informou que, assim que a descarga foi detetada, ativou os mecanismos legais e técnicos necessários.

A ocorrência foi comunicada ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que se deslocou ao local para registar o sucedido e recolher elementos para a investigação. Paralelamente, a equipa de Saúde Pública do Município de Alpiarça recolheu amostras de água e de peixe, que foram enviadas para análise laboratorial. As Águas do Ribatejo também foram notificadas e mobilizaram uma equipa técnica para verificar as suas infraestruturas e potenciais fontes de descarga.

Como medida de precaução, e enquanto se aguardam os resultados das análises, o município recomenda que a população evite qualquer contacto com a água da Vala Real.

As autoridades garantem que estão a acompanhar o processo rigorosamente e que serão adotadas todas as medidas necessárias em conformidade com a legislação em vigor assim que a origem e a natureza da poluição forem identificadas.