A colisão ocorreu na manhã de segunda-feira, junto à saída para a Damaia, no concelho da Amadora, mobilizando uma resposta significativa dos serviços de emergência.

O alerta para o sinistro foi dado por volta das 11h18, e rapidamente se confirmou a gravidade da situação, com múltiplas vítimas a necessitarem de assistência. De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, a via foi completamente cortada para permitir as operações de socorro e desencarceramento de uma das vítimas. O trânsito teve de ser desviado nas imediações do local do acidente, causando congestionamentos significativos numa das vias mais movimentadas da área metropolitana de Lisboa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicou que estiveram no local 12 operacionais, apoiados por quatro meios terrestres, para prestar assistência aos feridos e proceder à limpeza da via.

A complexidade do acidente, envolvendo um elevado número de veículos, exigiu uma intervenção coordenada para garantir a segurança da zona e o rápido transporte das vítimas para unidades hospitalares.