Seis serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia em hospitais de Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, Caldas da Rainha e Leiria anunciaram o encerramento durante o feriado de 15 de agosto. Três destes hospitais manterão as portas fechadas durante todo o fim de semana, devido à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas. Os constrangimentos, que afetam uma área crucial dos cuidados de saúde, foram confirmados através da consulta das escalas no Portal do Serviço Nacional de Saúde. Os hospitais Garcia de Orta (Almada), São Bernardo (Setúbal), Vila Franca de Xira, Santarém, Caldas da Rainha e Santo André (Leiria) estarão encerrados no feriado. Destes, os hospitais de São Bernardo, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha prolongam o encerramento por todo o fim de semana. A situação agrava-se com o fecho da urgência do Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, durante o fim de semana, e do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, no domingo.
Outras unidades, como o Hospital Santo André (Leiria) e o São Francisco Xavier (Lisboa), funcionarão com limitações, atendendo apenas urgências internas ou casos referenciados pelo CODU/INEM.
A falta de médicos especialistas para preencher as escalas, uma situação recorrente em períodos de férias e fins de semana prolongados, é a principal causa destes encerramentos. As autoridades de saúde reforçaram o apelo à população para que, antes de se deslocarem a uma urgência, contactem a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receberem a orientação adequada.
Em resumoO encerramento coordenado de múltiplos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia numa vasta região do país representa um alerta significativo sobre a fragilidade dos recursos humanos no SNS. Esta situação obriga as utentes a percorrerem distâncias maiores em busca de cuidados urgentes, evidenciando uma crise sistémica que afeta diretamente a segurança e o acesso à saúde materno-infantil.