As unidades de saúde aconselham os utentes a não se deslocarem diretamente às urgências, devendo antes contactar a linha SNS 24 ou o 112 para serem devidamente encaminhados. A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) informou que a Urgência Geral de Adultos do Hospital de Beja funcionaria de forma condicionada, admitindo apenas doentes referenciados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24. A ULSBA manteve em funcionamento regular os Serviços de Urgência Básicos de Castro Verde e de Moura como alternativa. De forma semelhante, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) anunciou limitações no Serviço de Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora, na especialidade de Medicina Interna. A justificação apresentada foi a "elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível". Esta situação não é isolada, com várias urgências de Ginecologia e Obstetrícia em todo o país, incluindo Santarém, Caldas da Rainha e Vila Franca de Xira, a anunciarem encerramentos durante o fim de semana prolongado, um problema recorrente atribuído à dificuldade em assegurar as escalas médicas, especialmente em períodos de férias. Estes avisos constituem um alerta direto à população sobre a pressão que os serviços de saúde enfrentam, orientando os cidadãos para os canais adequados de triagem.
Hospitais de Beja e Évora restringem acesso às urgências por falta de médicos
Os hospitais de Beja e Évora emitiram alertas à população informando sobre constrangimentos no funcionamento dos seus serviços de urgência, devido à falta de médicos e à elevada afluência de doentes.



Artigos
5Local
Ver mais
Uma mulher de 40 anos perdeu a vida, este sábado, após ter sido atropelada pelo próprio veículo na Rua Mariano Pina, em Lisboa… O alerta foi dado às 13h58, mobilizando para o local seis elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, apoiados por uma viatura, além de equipas do INEM e da PSP. De […]

Jornal Mais Ribatejo O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite (PSD), foi hoje eleito presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) para o mandato 2025-2029, assumindo o compromisso de dar “mais ambição” à cooperação entre os municípios da região. A eleição decorreu durante a sessão de instalação do novo Conselho […] O conteúdo João Teixeira Leite é o novo presidente da CIMLT e promete mais ambição para a Lezíria do Tejo aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Ana Teresa Sá lidera com coordenação geral, enquanto vereadores CDU e PS assumem várias responsabilidades em áreas chave do concelho Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Executivo municipal de Palmela distribui pelouros para o mandato 2025-2029 após eleições de outubro

Jornal Mais Ribatejo A greve de dois dias dos trabalhadores da Nobre Alimentação, em Rio Maior, está a gerar leituras opostas quanto à adesão. Enquanto o sindicato fala numa participação de mais de 90%, a empresa garante que apenas cerca de 30% dos 780 trabalhadores faltaram ao trabalho esta sexta-feira. “É uma estimativa baseada no número de viaturas […] O conteúdo Greve na Nobre em Rio Maior gera versões divergentes: sindicato fala em 90%, empresa aponta 30% de adesão aparece primeiro em Mais Ribatejo.







