No Alandroal, o apelo foi dirigido especificamente às aldeias de Montejuntos e Ferreira de Capelins. Segundo a Câmara Municipal, apesar da reparação de avarias nas bombas do depósito, provocadas por falhas elétricas e obstrução de uma conduta, a situação de abastecimento irregular persiste devido a um "consumo muito elevado e superior ao habitual no resto do concelho". A autarquia identifica como causas o aumento da população durante o verão, a presença de turistas na praia fluvial, a utilização de piscinas e a rega de hortas.
Para mitigar o problema, o município reforçou os meios disponíveis e conta com o apoio dos bombeiros para o transporte de água, enquanto monitoriza a rede para encontrar soluções a médio e longo prazo.
Em Armamar, o apelo foi semelhante.
A Câmara Municipal explicou que cortes prolongados de energia elétrica, devido aos incêndios na região, deixaram a Estação de Tratamento de Águas de Lumiares "várias horas sem produzir", resultando em níveis de água "muito baixos" nos depósitos. Ambos os municípios sublinham que o uso responsável da água é essencial para evitar interrupções prolongadas no fornecimento e garantir o abastecimento a toda a população durante o período de maior calor.














