Durante pelo menos 24 horas, o serviço de urgência de Ortopedia esteve sem atendimento devido a "motivos imprevistos relacionados com a indisponibilidade de equipa para este período". Paralelamente, as limitações na especialidade de Medicina Interna, que se prolongaram por vários dias, restringiram a admissão de novos doentes apenas aos casos "encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24". A ULSAC justificou esta medida com "uma elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível na especialidade referida". Perante estes constrangimentos, as autoridades de saúde emitiram um aviso claro à população: antes de se deslocarem ao hospital, os utentes devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para serem "devidamente orientados, de acordo com a gravidade da sua situação, para as outras instituições". A ULSAC lembrou ainda a existência de atendimento de urgência 24 horas nos centros de saúde de Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Estremoz, evidenciando a necessidade de recorrer a uma rede de cuidados mais vasta para compensar as falhas na unidade hospitalar principal da região.