Durante pelo menos 24 horas, o serviço de urgência de Ortopedia esteve sem atendimento devido a "motivos imprevistos relacionados com a indisponibilidade de equipa para este período". Paralelamente, as limitações na especialidade de Medicina Interna, que se prolongaram por vários dias, restringiram a admissão de novos doentes apenas aos casos "encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24". A ULSAC justificou esta medida com "uma elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível na especialidade referida". Perante estes constrangimentos, as autoridades de saúde emitiram um aviso claro à população: antes de se deslocarem ao hospital, os utentes devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para serem "devidamente orientados, de acordo com a gravidade da sua situação, para as outras instituições". A ULSAC lembrou ainda a existência de atendimento de urgência 24 horas nos centros de saúde de Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Estremoz, evidenciando a necessidade de recorrer a uma rede de cuidados mais vasta para compensar as falhas na unidade hospitalar principal da região.
Hospital de Évora com Urgências Condicionadas por Falta de Equipas
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) emitiu sucessivos alertas sobre constrangimentos graves no Serviço de Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora, com o encerramento temporário de especialidades críticas como Ortopedia e limitações na Medicina Interna. A situação expõe a fragilidade da resposta de saúde na região, forçando os utentes a procurar alternativas.



Artigos
5
Vai andar de Metro em Lisboa no Natal ou na Passagem de Ano? O horário de funcionamento será ajustado nesses dias para facilitar as deslocações durante a quadra festiva, garantindo mais flexibilidade aos passageiros.

Momento de pirotecnia poderá ser visto em destaque a partir do pontão e da praia da Califórnia. Música começas as 22 horas. O conteúdo Sesimbra prepara Réveillon com DJs e fogo de artifício na marginal aparece primeiro em Revela Arrábida.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Praça 1.º de Maio, em Évora, volta a acolher na próxima quarta-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, uma edição especial do mercado de produtores, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Évora. De caráter excecional, esta ação insere-se na estratégia municipal de valorização das pequenas produções locais, criando um espaço privilegiado para a […] O Artigo Mercado de produtores regressa a Évora em edição especial na véspera de Natal o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Lara Bastos.

Os jovens portugueses sentem que não têm bases para entender o que está por trás do discurso político e, por isso, a Câmara Municipal de Oeiras realiza várias atividades que motivam e incentivam os jovens a interessarem-se pela promoção dos valores democráticos. Num curto espaço de tempo, a edilidade promoveu a Cop Oeiras Valley e o Dia da Democracia. Este é um dos temas desta edição impressa de Olhar Oeiras que, entre outros temas, fala da tomada de posse do reeleito presidente da autarquia e do Orçamento para 2026. O conteúdo Oeiras está focada no futuro aparece primeiro em Olhares de Lisboa.


