O aviso abrange principalmente as regiões do interior Norte, Centro e o Algarve.
Os distritos com concelhos em perigo máximo de incêndio incluem Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.
Para além destes, vários outros municípios nestas regiões e no Algarve foram colocados em perigo muito elevado, enquanto as restantes áreas do continente se encontram em perigo elevado.
O IPMA prevê um agravamento do risco para sábado.
Este perigo é determinado com base em cinco níveis (reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo) e os cálculos resultam da análise de múltiplos fatores, como a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para o dia de hoje, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, com uma pequena subida da temperatura, especialmente no Norte e Centro.
As temperaturas máximas poderão atingir os 36°C em Évora e Santarém.
O alerta do IPMA serve como um aviso crucial para a população e para as autoridades de proteção civil, indicando uma probabilidade extremamente alta de ocorrência e propagação de incêndios rurais, exigindo vigilância redobrada e a adoção de comportamentos preventivos por parte de todos os cidadãos.













