Para além dos encerramentos totais, outras unidades hospitalares implementaram um modelo de funcionamento referenciado, o que significa que apenas recebiam doentes encaminhadas pelo INEM ou pela Linha SNS 24.

Esta medida afetou os hospitais Garcia de Orta (Almada), Amadora/Sintra, Braga, Vila Franca de Xira, Santarém e Santo André (Leiria). Algumas urgências pediátricas, como as dos hospitais Amadora/Sintra, Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo (Loures), também operaram sob este regime condicionado.

Perante os constrangimentos, as autoridades de saúde emitiram um apelo claro e unânime à população: antes de qualquer deslocação, os utentes deveriam contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para receberem uma triagem e orientação adequadas. Este aviso de saúde pública evidencia as dificuldades estruturais que o SNS enfrenta, particularmente na garantia de cobertura de especialidades essenciais, obrigando a uma gestão de contingência que limita o acesso direto dos cidadãos aos cuidados de urgência.