O risco máximo abrangeu concelhos de múltiplos distritos, incluindo Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre. Quase todos os concelhos do distrito de Viseu foram sinalizados com este nível de perigo. O IPMA determina o risco de incêndio através de um cálculo que considera a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação das últimas 24 horas. Para além dos concelhos em risco máximo, várias outras regiões do interior e do Algarve foram colocadas em risco “muito elevado” ou “elevado”. As previsões meteorológicas para o fim de semana apontavam para um agravamento da situação, com temperaturas que poderiam atingir os 37 graus em Castelo Branco e 36 graus em Évora. Este alerta serviu como um aviso crucial para as equipas de proteção civil e para a população em geral, reforçando a necessidade de evitar comportamentos de risco, como a realização de queimadas ou o uso de maquinaria em zonas florestais, e de manter uma vigilância constante.
IPMA Coloca Mais de 50 Concelhos em Risco Máximo de Incêndio
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta de perigo máximo de incêndio rural para mais de 50 concelhos de Portugal continental, com especial incidência nas regiões do interior Norte e Centro. O aviso, baseado em condições meteorológicas adversas como temperaturas elevadas e baixa humidade, colocou as autoridades e populações em estado de alerta máximo.



Artigos
5Local
Ver mais
O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, procedeu à distribuição de funções pelos vereadores eleitos pelo Partido Socialista, no âmbito do mandato 2025-2029. A decisão foi tomada de acordo com as áreas de atuação previstas na lei e enquadra-se nos mecanismos de delegação e subdelegação de competências. O executivo municipal conta com três […]

Treze dirigentes da Câmara de Vila Nova de Gaia colocaram o lugar à disposição depois de lhes ter sido dito que era "prática comum" aquando de mudança política de liderança, segundo despacho a que a Lusa teve hoje acesso.

Apresentaram-se duas listas a sufrágio.

O recém-empossado presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Carlos Gonçalves (CDU), disse logo ao que ia na tomada de posse dos novos eleitos na assembleia de freguesia.






