Sindicato Alerta para "Carência Brutal" de 1.500 Enfermeiros no Algarve
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou uma campanha de denúncia no Algarve para alertar a população sobre a "brutal carência" de enfermeiros na região, estimada em 1.500 profissionais. A falta de recursos humanos resulta em sobrecarga de horários e compromete a qualidade dos cuidados de saúde. A campanha, com o lema “A nossa vida não tem horas extraordinárias”, percorreu várias unidades de saúde da região, desde o Hospital de Faro a diversos centros de saúde, culminando no Hospital de Portimão. Segundo a dirigente nacional do SEP, Guadalupe Simões, o objetivo é “alertar a população para aquilo que é a brutal carência de enfermeiros e para a sobrecarga de horários que existe”. O sindicato denuncia que a falta de profissionais “agrava-se a cada dia que passa”, com saídas constantes que não são compensadas por novas contratações. Esta situação leva ao incumprimento do Regulamento da Ordem dos Enfermeiros sobre Dotações Seguras, que define o número adequado de enfermeiros por serviço. Exemplos concretos foram apresentados: no Hospital de Faro, faltam 70 enfermeiros nos cuidados intensivos e 39 nas urgências, enquanto em Portimão a carência é de 20 enfermeiros nas urgências e 10 na ortopedia. A sobrecarga reflete-se em milhares de folgas de feriado em dívida e horas extraordinárias acumuladas. O SEP critica a ministra da Saúde por se focar na discussão de um acordo coletivo de trabalho em vez de resolver o problema da contratação, e não descarta formas de luta mais assertivas caso a situação não melhore.



Artigos
5Local
Ver mais
Com vista a angariar receitas para o Carnaval 2026 a Confraria do Carnaval de Lagoas promove esta tarde, perto da Capela de S. Crau, um animado Magusto de S. Martinho.No local esteve, a convite da Confraria, o presidente Victor Hugo Salgado e outros autarcas enquanto a animação musical esteve a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo. O tempo foi mesmo de verão de S. Martinho e o convívio durou várias horas.

Faleceu Joaquim António Carvalho da Mota Veiga, antigo presidente da Câmara Municipal de Manteigas (1979-1982), eleito pelo PSD, sucedendo a Homero Ambrósio. A autarquia decretou luto municipal por três dias «em sua memória e reconhecimento público». Joaquim Mota Veiga foi administrador e mais tarde presidente do conselho de administração da Sotave. Chegou também a ser […] O conteúdo Faleceu ex-autarca de Manteigas e ex-líder distrital do PSD da Guarda aparece primeiro em Todas as Beiras.

O presidente da Câmara de Sines, Álvaro Beijinha, convidou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, para conhecer de perto a “relevância estratégica” do concelho para Portugal e para a Europa e os desafios locais na habitação e infraestruturas. O convite de Álvaro Beijinha (CDU) foi feito através de um ofício enviado esta semana ao primeiro-ministro, depois de […]

Cerimónia de posse e instalação dos órgãos do município para o quadriénio 2025/2029 realiza-se às 17h00, com acreditação prévia para comunicação social Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Carlos Moedas assume presidência da Câmara Municipal de Lisboa no dia 11 de novembro na Gare Marítima de Alcântara






