Embora não se tenham registado casos de doenças associadas a este vetor em Portugal continental, a ULS sublinha que o inseto pode provocar picadas dolorosas e reações alérgicas. Face a este risco, as autoridades de saúde apelaram à colaboração da população para eliminar locais de reprodução do mosquito, que se concentram em pequenos focos de água estagnada. As medidas recomendadas incluem a eliminação de águas paradas em pratos de vasos, pneus ou garrafas, a limpeza frequente de bebedouros de animais, a manutenção de sistemas de escoamento desobstruídos e o armazenamento de recipientes no exterior tapados ou virados para baixo. Como proteção individual, a ULS aconselha o uso de repelente de insetos, roupa larga que cubra o corpo e a instalação de redes mosquiteiras. Este alerta está alinhado com orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) de 2024, que já recomendavam o reforço de mecanismos de prevenção e controlo da espécie invasora.
Alerta de Saúde Pública em Pombal devido ao Aumento do Mosquito-Tigre
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria emitiu um alerta para o aumento da presença do mosquito-tigre (Aedes albopictus) no concelho de Pombal, instando a população a adotar medidas preventivas. Este mosquito é um potencial transmissor de vírus como dengue, zika e chikungunya, o que eleva a preocupação das autoridades de saúde pública. O alerta surgiu após o Departamento de Saúde Pública da ULS identificar um aumento significativo da presença do mosquito-tigre em Pombal, no âmbito das suas atividades regulares de vigilância. Segundo Rui Passadouro, coordenador do departamento, "do ano passado para este ano, aumentou cerca de 10 vezes o número de capturas" do mosquito na região, tendo sido detetado "já com ovos e um número bastante superior".



Artigos
4Local
Ver mais
VianaCon, a Convenção dos Jogos de Tabuleiro Modernos, está a decorrer na cidade desde sexta-feira. Organização espera mais de 3000 entusiastas do jogo não digital.

Foi esta manhã inaugurada a requalificação da sede da Junta de Freguesia de Tagilde, Vizela um investimento orçado em 40 mil euros. Como referiu o ex presidente da Junta António Ferreira e a atual presidente Cristina Coelho trata se de uma obra que vem do anterior executivo, do qual estes dois autarcas faziam parte, e veio dar outra dignidade à freguesia e comodidade a quem nela vai trabalhar e visitar como referiu o edil Victor Hugo Salgado. O presidente da Câmara salientou que Tagilde tem agora condições específicas na sua sede, como é a sala de enfermagem, uma proteção exterior que viabilizará a aragem do imóvel, gabinetes, salão nobre mais cativante, etc.Victor Hugo e Cristina Coelho inalteceram os mandatos de António Ferreira que na sua despedida foi aplaudido de pé por todos os presentes. O edil elogiou também a presença no ato da oposição nas pessoas de Vítor Magalhães líder do Chega de Vizela e de Ricardo Fernandes líder do IL de Vizela criticando a ausência de outra oposição. No ensejo o presidente da Câmara anunciou para breve a aquisição de um edifício em Santa Eulália, em parte central da Vila, junto à rua do Lamarão onde irá funcionar a junta de freguesia. O atual edifício poderá vir a ser de apoio ao pavilhão gimnodesportivo. Nas restantes freguesias do concelho há também novidades ao nível das sedes de junta incluindo na União de Freguesias de Vizela que em breve deixará de ter como "inquilino" a Segurança Social.

Em 1979 votei pela primeira vez numas eleições autárquicas e o candidato em que votei não ganhou, sendo derrotado nas urnas pelo Dr. Joaquim Mota Veiga, militante do PSD e já então administrador da SOTAVE.A surpresa da sua morte fez-me regressar a esses primeiros anos de liberdade em Portugal recordar o seu desempoeirado discurso de […] O conteúdo Quando a morte cai… aparece primeiro em Todas as Beiras.

A vítima foi depois abandonada numa zona de mato e floresta.






