A situação representou uma alteração face ao planeamento divulgado anteriormente, como no caso de Portimão, cuja urgência de Obstetrícia estava prevista como aberta. Outros serviços, como as urgências pediátricas de Vila Franca de Xira e Loures, e as de Obstetrícia de Leiria e Amadora-Sintra, funcionaram em modelo de referenciação, recebendo apenas casos encaminhados pelo INEM ou pela Linha SNS24. Estes encerramentos e constrangimentos são um reflexo dos desafios que o SNS enfrenta, nomeadamente a falta de profissionais de saúde para completar as escalas, um problema que se agrava durante o período de férias. Perante este cenário, as autoridades de saúde reforçam constantemente o aviso para que a população utilize o número 808 24 24 24 para obter orientação adequada, evitando a afluência desnecessária às urgências e garantindo o encaminhamento para a unidade de saúde mais apropriada.
Encerramento de Urgências do SNS Gera Alerta para a População
Vários serviços de urgência de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estiveram encerrados ou a funcionar em regime de contingência durante o fim de semana, constituindo um alerta contínuo para a população sobre as limitações no acesso a cuidados de emergência. As autoridades de saúde reiteraram o apelo para que os utentes contactem a Linha SNS24 antes de se deslocarem aos hospitais. No domingo, dia 24 de agosto, cinco urgências hospitalares encontravam-se encerradas, afetando principalmente as especialidades de Obstetrícia e Ginecologia, e Pediatria. De acordo com os dados do portal do SNS, os serviços de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Portimão, Barreiro (Nossa Senhora do Rosário), Aveiro (Infante Dom Pedro) e Almada (Garcia de Orta) estiveram encerrados. Adicionalmente, a urgência pediátrica do Hospital Distrital de Torres Vedras também não esteve a funcionar.



Artigos
13Local
Ver mais
VianaCon, a Convenção dos Jogos de Tabuleiro Modernos, está a decorrer na cidade desde sexta-feira. Organização espera mais de 3000 entusiastas do jogo não digital.

Foi esta manhã inaugurada a requalificação da sede da Junta de Freguesia de Tagilde, Vizela um investimento orçado em 40 mil euros. Como referiu o ex presidente da Junta António Ferreira e a atual presidente Cristina Coelho trata se de uma obra que vem do anterior executivo, do qual estes dois autarcas faziam parte, e veio dar outra dignidade à freguesia e comodidade a quem nela vai trabalhar e visitar como referiu o edil Victor Hugo Salgado. O presidente da Câmara salientou que Tagilde tem agora condições específicas na sua sede, como é a sala de enfermagem, uma proteção exterior que viabilizará a aragem do imóvel, gabinetes, salão nobre mais cativante, etc.Victor Hugo e Cristina Coelho inalteceram os mandatos de António Ferreira que na sua despedida foi aplaudido de pé por todos os presentes. O edil elogiou também a presença no ato da oposição nas pessoas de Vítor Magalhães líder do Chega de Vizela e de Ricardo Fernandes líder do IL de Vizela criticando a ausência de outra oposição. No ensejo o presidente da Câmara anunciou para breve a aquisição de um edifício em Santa Eulália, em parte central da Vila, junto à rua do Lamarão onde irá funcionar a junta de freguesia. O atual edifício poderá vir a ser de apoio ao pavilhão gimnodesportivo. Nas restantes freguesias do concelho há também novidades ao nível das sedes de junta incluindo na União de Freguesias de Vizela que em breve deixará de ter como "inquilino" a Segurança Social.

Em 1979 votei pela primeira vez numas eleições autárquicas e o candidato em que votei não ganhou, sendo derrotado nas urnas pelo Dr. Joaquim Mota Veiga, militante do PSD e já então administrador da SOTAVE.A surpresa da sua morte fez-me regressar a esses primeiros anos de liberdade em Portugal recordar o seu desempoeirado discurso de […] O conteúdo Quando a morte cai… aparece primeiro em Todas as Beiras.

A vítima foi depois abandonada numa zona de mato e floresta.






