O surto terá tido origem numa refeição de almoço no sábado, onde foi servido peixe e massa de espinafres, com os primeiros resultados microbiológicos a confirmarem a salmonela como o agente causador.

Os sintomas reportados incluíram vómitos, diarreia, dores abdominais e febre.

As autoridades de saúde espanholas determinaram o encerramento preventivo das cozinhas do hotel no domingo e propuseram a abertura de um processo disciplinar contra a unidade hoteleira. Entre os cerca de 400 hóspedes portugueses no hotel, o sentimento é de frustração e de se sentirem como "prisioneiros". Queixam-se de que a solução de catering fornecida pela gestão do hotel "são muito limitadas para quem pagou para comer bem, comer a horas e passar uma semana divertida e descansada". Em resposta à crise, uma agência de turismo portuguesa, a Tiago Tours, anunciou ter conseguido realojar os seus 160 clientes em outras unidades hoteleiras para que pudessem continuar as suas férias. A situação expõe a vulnerabilidade dos turistas a surtos de saúde em unidades hoteleiras e a importância de uma resposta rápida e eficaz por parte das autoridades e dos operadores turísticos.