O problema, que começou na segunda-feira, dificultou o acesso aos processos clínicos dos utentes, levando a Unidade Local de Saúde (ULS) Loures-Odivelas a ativar o seu plano de contingência. De acordo com a ULS, a causa da falha foi identificada, sendo necessária a substituição de um componente no equipamento afetado.
Enquanto a resolução integral não é concluída, as medidas de contingência mantêm-se ativas. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi solicitado a desviar os doentes não críticos para outros hospitais da região, de forma a garantir a segurança e a fluidez no atendimento. Apesar dos constrangimentos, a unidade hospitalar assegurou que a atividade com doentes críticos e internados, bem como os serviços de urgência Pediátrica e de Ginecologia e Obstetrícia, se mantiveram em funcionamento.
A ULS Loures-Odivelas garantiu que toda a atividade assistencial que não foi realizada devido à avaria será reagendada em vagas prioritárias assim que o sistema estiver totalmente operacional.
Na terça-feira, o hospital começou a retomar gradualmente o normal funcionamento da sua urgência geral, suspendendo o desvio de doentes não críticos, embora o adiamento de cirurgias e consultas programadas se mantivesse até à reposição completa dos sistemas.









