Segundo o IPMA, a precipitação começará no final do dia de sábado, afetando primeiro o litoral Norte e Centro, e estender-se-á gradualmente ao resto do território durante o domingo. O instituto adverte que "à passagem da superfície frontal poderá ocorrer precipitação localmente intensa, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo mais provável até final da manhã" de domingo. Esta mudança será acompanhada por uma queda abrupta das temperaturas máximas, que poderão descer entre 6 a 10°C nas regiões do interior e 3 a 6°C no litoral.
Consequentemente, os valores máximos deverão situar-se entre os 23 e os 27°C em todo o país, ficando abaixo do normal para a época.
As temperaturas mínimas não deverão sofrer alterações significativas.
A instabilidade meteorológica não se limitará ao fim de semana, com a previsão a apontar para a continuação da passagem de ondulações frontais, que poderão trazer mais precipitação, especialmente no Norte e Centro, até meados da semana seguinte. Este cenário meteorológico marca uma viragem abrupta nas condições de final de verão, obrigando a população a preparar-se para um tempo mais frio e húmido.









