O alerta meteorológico, que abrange os três grupos do arquipélago com diferentes períodos de vigência, reflete a passagem de um sistema meteorológico complexo que trará precipitação intensa. O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, foi emitido devido a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas. A causa desta instabilidade é a combinação de uma frente fria com um "rio atmosférico", uma faixa de humidade concentrada que intensificará a precipitação.
Para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso esteve em vigor entre as 05h00 e as 20h00 de sexta-feira. No Grupo Central (Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa), o período de alerta estendeu-se das 08h00 de sexta-feira até às 05h00 de sábado. Já no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso vigorou entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de sábado. As previsões apontavam para uma acumulação de chuva que poderia atingir os 25 mm no Grupo Ocidental, com o vento a soprar por vezes forte e com rajadas que poderiam chegar aos 80 km/h.
Este tipo de alerta é comum no arquipélago, mas a sua aplicação a todas as ilhas simultaneamente sublinha a extensão e a potencial intensidade do fenómeno meteorológico.









