A aproximação de uma frente fria trará uma mudança significativa no estado do tempo, com precipitação e uma descida acentuada das temperaturas, levando a Proteção Civil a emitir alertas adicionais.
Os avisos amarelos para o continente foram emitidos para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, com validade entre as 21h00 de sábado e as 06h00 de domingo, e para Viseu, Santarém e Leiria, entre as 00h00 e as 09h00 de domingo. O IPMA prevê que a passagem da superfície frontal traga “precipitação forte, em especial no litoral Norte e Centro, sendo mais provável durante a noite de 6 para 7 e manhã do dia 7”. Esta mudança climática será acompanhada por uma descida acentuada da temperatura máxima no domingo, que poderá variar entre 6 a 10 graus Celsius no interior e 3 a 6 graus no litoral, colocando os termómetros abaixo dos valores normais para a época.
Para a Madeira, o aviso amarelo abrange a costa norte e as zonas montanhosas, com previsão de “precipitação por vezes forte e persistente” a partir do meio-dia de domingo. A Proteção Civil, em resposta a estas previsões, emitiu um alerta à população, destacando os riscos acrescidos nas áreas rurais recentemente afetadas por incêndios, que estão mais vulneráveis a inundações, cheias, deslizamentos de terras e contaminação de fontes de água devido à remoção do coberto vegetal.









