GNR Reforça Ações de Prevenção Contra Incêndios e Alerta População
Face ao agravamento do risco de incêndio em várias zonas do país, a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço das suas ações de prevenção e combate, apelando à responsabilidade da população para evitar comportamentos de risco. A GNR intensificou o patrulhamento e a vigilância em áreas florestais e agrícolas consideradas de risco elevado, muito elevado e máximo. Num comunicado oficial, a GNR detalhou que o empenhamento na Campanha Floresta Segura 2025 resultou, até 31 de agosto, no registo de 7.037 incêndios florestais. No âmbito da fiscalização, foram elaborados 2.249 autos de contraordenação, dos quais 1.773 por falta de gestão de combustível e 344 por uso indevido do fogo. As ações preventivas levaram a 45 detenções em flagrante delito pelo crime de incêndio florestal e à identificação de 621 suspeitos. A GNR apela aos cidadãos para que evitem comportamentos que possam desencadear incêndios, como fumar ou fazer lume em espaços florestais, realizar queimas ou queimadas, e utilizar maquinaria sem os devidos dispositivos de segurança, como extintores e sistemas de retenção de faúlhas. A força de segurança recomenda à população que acompanhe os avisos meteorológicos e os níveis de risco de incêndio, informe imediatamente as autoridades através do 112 em caso de fumo ou fogo, e evite deslocações desnecessárias para zonas florestais nos dias de maior risco. As ações de sensibilização são uma componente central da estratégia, tendo sido realizadas 5.129 ações que alcançaram 97.129 pessoas. A GNR sublinha que “a proteção da floresta e das populações é uma responsabilidade de todos” e que a atuação preventiva de cada cidadão é “essencial para evitar tragédias”.



Artigos
5Local
Ver mais
O Agrupamento de Escolas de Eiriz vai realizar, no dia 12 de novembro, a tradicional Feira Franca, que envolve a comunidade escolar num dia de festa. O conteúdo Agrupamento de Escolas de Eiriz realiza a tradicional Feira Franca aparece primeiro em Nosso Território.

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

A mostra “Design Encaixa”, inaugurada este sábado e que está patente até dia 14 na Praça do Município, é um dos momentos altos da IV Covilhã Creative Week. Trata.de se uma iniciativa lançada na edição 2024 da semana criativa e que este ano se repete, trazendo o design para o espaço público, com 15 projetos… O conteúdo Covilhã “Encaixa” com design aparece primeiro em Rádio Clube da Covilhã.

Associação de moradores promoveu "Andorinhas Day"


