Greve parcial no Metro de Lisboa sem serviços mínimos afeta circulação
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa convocaram greves parciais para os dias 9 e 11 de setembro, afetando o serviço de transporte nas horas de ponta da manhã. A paralisação, motivada pela "falta de respostas às suas reivindicações", decorre entre as 05h00 e as 10h00 para a maioria dos trabalhadores, com a empresa a prever que a operação só seja retomada a partir das 10h30. Entre as exigências dos sindicatos estão o aumento do subsídio de refeição, de férias e de Natal, bem como alterações no horário máximo de trabalho semanal. A empresa Metropolitano de Lisboa informou que apresentou um pedido ao Tribunal Arbitral para a definição de serviços mínimos, sublinhando a "relevância do serviço público" que presta à Área Metropolitana de Lisboa. No entanto, o tribunal não decretou a sua implementação, o que agrava o impacto da greve para os milhares de utentes que dependem deste transporte diariamente. A administração da empresa afirmou ter encetado negociações com as organizações sindicais, apresentando duas propostas de acordo que visam "equilibrar os argumentos apresentados pelos trabalhadores com os objetivos de gestão da empresa". Apesar das tentativas de diálogo, e com um novo plenário de trabalhadores agendado, a empresa lamentou os inconvenientes causados aos seus clientes, mantendo a esperança de alcançar um "entendimento estrutural e duradouro" que permita a suspensão da greve.



Artigos
7Local
Ver mais
O Agrupamento de Escolas de Eiriz vai realizar, no dia 12 de novembro, a tradicional Feira Franca, que envolve a comunidade escolar num dia de festa. O conteúdo Agrupamento de Escolas de Eiriz realiza a tradicional Feira Franca aparece primeiro em Nosso Território.

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

A mostra “Design Encaixa”, inaugurada este sábado e que está patente até dia 14 na Praça do Município, é um dos momentos altos da IV Covilhã Creative Week. Trata.de se uma iniciativa lançada na edição 2024 da semana criativa e que este ano se repete, trazendo o design para o espaço público, com 15 projetos… O conteúdo Covilhã “Encaixa” com design aparece primeiro em Rádio Clube da Covilhã.

Associação de moradores promoveu "Andorinhas Day"


