Em resposta, a ULSSA informou estar a testar um sistema de alertas interno para resultados críticos. O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou a situação "lamentável" e defendeu a necessidade de o SNS implementar "sistemas de alerta, de aviso, para diagnósticos críticos". "É absolutamente fundamental podermos utilizar em pleno os sistemas de informação e comunicação, que podem ajudar os médicos e outros profissionais de saúde, tendo em conta a enorme pressão que têm, a informar adequadamente os seus doentes", afirmou.
Hospital de Santo António demorou sete meses a comunicar diagnóstico de cancro a família de utente
A Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA), no Porto, demorou sete meses a informar os familiares de um idoso de 82 anos sobre um diagnóstico de cancro. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) concluiu que o hospital "não cumpriu a obrigação" de garantir a comunicação atempada do resultado de exames, especialmente quando estes implicam urgência.<br><br>O caso, divulgado pela ERS, remonta a outubro de 2023, quando o utente, que sofria de demência, foi internado e operado. O relatório de anatomia patológica, que revelou um "adenocarcinoma primitivo do cólon com invasão da próstata", ficou disponível a 6 de novembro de 2023. No entanto, a família só foi informada do diagnóstico a 18 de junho de 2024, numa consulta externa. O utente faleceu em julho de 2024. A ULSSA justificou o "lapso temporal" com a não comparência do utente numa consulta agendada para dezembro de 2023, altura em que este se encontrava novamente internado no mesmo hospital. A ERS considerou que, mesmo assim, "não foi efetuada qualquer outra diligência de comunicação".



Artigos
8Local
Ver mais
O Parque Urbano da Cruz do Montalvão foi, no sábado, 8 de novembro de 2025, o palco das celebrações do Dia dos Sinos, um evento que voltou a reunir música, dança e tradição entre as 15h00 e as 17h00. O programa abriu com o espetáculo “Do Tradicional ao Contemporâneo”, pelo Castra Leuca Ensemble, seguindo-se uma […] O conteúdo Dia dos Sinos em Castelo Branco aparece primeiro em Beira Baixa TV.

O Grupo Parlamentar do PS vai apresentar cerca de 100 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 (OE 2026), incluindo medidas específicas para a Madeira e os Açores. Entre as principais propostas está a prorrogação do regime da Zona Franca da Madeira até 31 de Dezembro de 2033 e a realização de um estudo aprofundado sobre novas substâncias psicoactivas nas Regiões Autónomas, informa o PS-Madeira através de comunicado à imprensa. A proposta de extensão do regime fiscal da Zona Franca

Na Rua Luís Barroso O conteúdo Colisão faz três feridos no centro de Famalicão aparece primeiro em O MINHO.

Colecionador de Latas em Cebolais de Cima com Mais de 16 Mil Exemplares João Sobreira, de 67 anos, natural e residente em Cebolais de Cima, no concelho de Castelo Branco, é um verdadeiro apaixonado por colecionismo. Ao longo das últimas décadas, dedicou-se a reunir uma impressionante coleção de latas de bebidas, nacionais e estrangeiras, que […] O conteúdo 𝗛𝗢𝗝𝗘 | 𝟭𝟵𝗛𝟭𝟱 aparece primeiro em Beira Baixa TV.






