A decisão visa garantir uma avaliação técnica rigorosa do equipamento, que liga a Praia ao Sítio, um trajeto fundamental para residentes e turistas.
A Câmara Municipal da Nazaré anunciou que o encerramento, a partir de 10 de setembro, decorre da "necessidade de avaliação nacional dos equipamentos de transporte por cabo", uma medida que visa assegurar que o ascensor mantém "todas as condições de operação em segurança". Embora os Serviços Municipalizados da Nazaré garantam que o equipamento foi alvo de inspeções recentes por entidades como o CATIM e o IMT, "sem que tenham sido levantadas reservas à sua utilização", a decisão de parar foi tomada. A autarquia esclarece que a medida segue uma recomendação técnica para a substituição do cabo de tração, uma intervenção que já estava planeada para outubro.
Perante o contexto nacional, e seguindo "orientações das entidades reguladoras", o ascensor permanecerá inoperacional até uma nova validação técnica.
O presidente da Câmara afirmou que a decisão se deve ao "fruto da desconfiança nacional", antecipando a manutenção prevista.
Para mitigar o impacto na mobilidade local, foi assegurado um transporte alternativo por autocarro, que circulará a cada 15 minutos entre as 7h15 e a meia-noite, garantindo a ligação entre os dois pontos nevrálgicos da vila.













