O projeto, que terá continuidade nas próximas semanas, pretende tornar estes locais facilmente reconhecíveis para todos os cidadãos.

Os Pontos de Encontro foram definidos no âmbito da Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Lisboa (PMEPC) e são considerados locais seguros para onde a população se deve dirigir em caso de um acidente grave ou catástrofe que exija a evacuação de áreas afetadas. Nestes pontos, será assegurada a assistência necessária e facilitada a coordenação das operações de socorro. A seleção dos 86 locais, com capacidade para acolher mais de 600 mil pessoas, resultou de uma metodologia de análise de riscos e visitas técnicas ao terreno. Foram considerados critérios como a "exposição a riscos naturais e tecnológicos, capacidade para acolher um alargado número de pessoas, acessibilidade, estado de conservação do edificado contíguo, assim como outras características da área envolvente". Em caso de emergência, os cidadãos deverão deslocar-se para o Ponto de Encontro mais próximo e aguardar a chegada e as instruções dos agentes de proteção civil, como polícia, bombeiros ou INEM.