As autoridades instam os cidadãos a ignorar e apagar as mensagens fraudulentas para evitar serem vítimas deste esquema.
A burla começa com o envio massivo de mensagens SMS para destinatários indiscriminados, informando que os pontos do Cartão Continente estão prestes a expirar.
As mensagens incitam as vítimas a clicar numa hiperligação que, embora varie, contém sempre a expressão “cartaocontinente”.
O MP esclarece que estas mensagens “não são provenientes dos supermercados Continente nem de qualquer entidade ou servidor por eles autorizado a emiti-las”.
Ao aceder ao 'link', o utilizador é redirecionado para uma página visualmente semelhante à do Cartão Continente, onde é informado de que acumulou pontos e pode escolher uma recompensa mediante o pagamento de uma pequena quantia.
O objetivo final é levar a vítima a inserir os dados completos do seu cartão bancário, incluindo o código de segurança CVV, facultando assim aos criminosos todas as informações necessárias para utilizar o cartão. O gabinete do cibercrime adverte que as mensagens devem ser ignoradas e apagadas, e caso alguém tenha fornecido os seus dados, deve contactar imediatamente o banco emissor para cancelar o cartão.













