', os serviços técnicos “adotaram medidas imediatas para a eliminação e controlo do risco recomendadas pelas autoridades de saúde pública”. A instituição garante que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para a rápida normalização do funcionamento do lar e que este “reúne todas as condições de segurança e saúde” para os utentes, trabalhadores, familiares e visitantes. A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares. A deteção precoce e a implementação de medidas de controlo são cruciais para prevenir surtos, especialmente em ambientes com populações vulneráveis como os lares de idosos.
Detetada Bactéria 'Legionella' em Lar de Idosos em Lagos
Foi detetada a presença da bactéria 'Legionella' no Lar São João Batista, em Barão de São João, no concelho de Lagos. A Santa Casa da Misericórdia de Lagos, entidade gestora da instituição, assegurou que, até ao momento, não se registaram quaisquer sintomas da doença dos legionários entre os utentes ou trabalhadores. A descoberta ocorreu no âmbito do programa de vigilância sanitária da doença dos legionários, conduzido pela Unidade Local de Saúde Pública. Numa nota publicada na sua página de Internet, a Misericórdia de Lagos informou que, após a deteção da bactéria 'Legionella spp.



Artigos
5Local
Ver mais
O presidente da câmara, Luís Albuquerque, que vai para o terceiro mandato, garantiu que continuará a colocar as pessoas no centro das decisões. João Moura voltou a ser eleito presidente da assembleia municipal, apesar das polémicas que o envolvem.

O Largo D. Dinis, um dos locais mais emblemáticos de Coimbra, apresenta atualmente lixo acumulado, um sinal de trânsito caído...

O novo presidente da Câmara do Entroncamento quer uma auditoria independente às contas do município, criar uma polícia municipal e reforçar a fiscalização dos apoios sociais.

Uma suspeita de incêndio na zona do Castelejo, em Câmara de Lobos, mobilizou para o local 10 elementos dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, apoiados por três veículos. As primeiras informações davam conta de um incêndio urbano, mas quando os bombeiros lá chegaram verificaram que se tratava de uma pequena queimada num terreno.






