A medida surge uma semana após o trágico acidente com o Elevador da Glória em Lisboa, que motivou uma reavaliação nacional dos equipamentos de transporte por cabo. A Câmara Municipal da Nazaré informou que a decisão, embora preventiva, visa “assegurar que o ascensor mantém todas as condições de operação em segurança”. Segundo os Serviços Municipalizados da Nazaré, o equipamento foi alvo de inspeções recentes por entidades externas competentes, como o CATIM e o IMT, “sem que tenham sido levantadas reservas à sua utilização”.
No entanto, existia uma recomendação técnica para a substituição do cabo de tração, uma intervenção que já estava agendada para outubro. Perante o “clima de insegurança que reina no nosso país”, a autarquia decidiu antecipar os trabalhos de manutenção.
O presidente da Câmara, Manuel Sequeira, esclareceu que, embora o cabo esteja “tecnicamente perfeito” a olho nu, a sua substituição é necessária devido à carga anual que suporta.
Durante o período de encerramento, será disponibilizado um serviço alternativo de autocarro para garantir a ligação entre a Praia e o Sítio da Nazaré, com uma frequência de 15 minutos.













