O Programa Escola Segura (PES), que celebra 33 anos, constitui uma peça central na estratégia da GNR para a segurança em meio escolar.
A campanha abrange mais de 678.000 alunos e foca-se na sensibilização para a 'adoção de comportamentos de autoproteção', na promoção de 'comportamentos inclusivos' e na prevenção de condutas desviantes.
No último ano letivo, a GNR registou 2.354 crimes em ambiente escolar, com destaque para ofensas à integridade física (890), ameaças e coação (374) e furtos (183).
Foram também apreendidas 73 armas, incluindo 53 armas brancas.
As Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, com mais de 400 militares, irão dinamizar ações sobre segurança na rua, em casa e na estrada.
Um dos focos principais é a prevenção do bullying e do cyberbullying, fenómenos que podem ter um impacto negativo na saúde mental e física dos jovens.
A GNR apela a que a comunidade esteja atenta aos sinais e denuncie estas práticas.
Com o aumento do tráfego rodoviário, a campanha alerta ainda para a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças.
A GNR partilhou também conselhos práticos, como andar em grupo, evitar locais isolados e memorizar o contacto do posto da GNR local.













