Com a proximidade do regresso às aulas, a entidade teme que a afluência aos balcões de atendimento para a renovação presencial possa gerar longas filas e constrangimentos.
Para evitar esta situação, a TML recomenda que a atualização seja realizada 'de forma rápida, simples e sem deslocações através da ‘app’ navegante'.
Através da aplicação móvel, os utilizadores podem consultar a validade do desconto, renovar o passe e garantir a continuidade do acesso ao transporte gratuito.
Os passes Navegante, criados em 2019, são gratuitos para jovens até aos 23 anos, inclusive, mesmo que já não sejam estudantes.
O sistema abrange os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que incluem Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
O alerta visa garantir que os jovens não deixem a atualização para os últimos dias do mês, assegurando uma transição tranquila para o novo ano letivo e evitando interrupções no acesso aos transportes públicos.













