Perante o arranque do novo ano escolar, a GNR lançou uma campanha de sensibilização com o objetivo de promover comportamentos de autoproteção e segurança junto da comunidade educativa.
O balanço do ano letivo 2024/2025 revelou dados preocupantes sobre a segurança nas escolas.
Entre o material apreendido contam-se 53 armas brancas, seis armas de fogo e cinco de ar comprimido.
Além das apreensões, a GNR registou 2.354 crimes em contexto escolar, sendo os mais comuns as ofensas à integridade física, ameaças e furtos.
Para assinalar o regresso às aulas, a GNR iniciou a campanha “Escola Segura” 2025/2026, que abrange mais de 4.600 estabelecimentos de ensino e cerca de 678 mil alunos. A iniciativa, desenvolvida por mais de 400 militares, visa reforçar a proximidade com alunos, professores e encarregados de educação, através de ações de sensibilização. A GNR divulgou também um conjunto de conselhos de segurança, dirigidos a jovens e encarregados de educação, abordando temas como a segurança nos percursos para a escola, a prevenção de ‘bullying’ e ‘cyberbullying’, a segurança online e a violência no namoro. O objetivo é “sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção” e prevenir comportamentos de risco.













