O incidente, ocorrido entre a Costa da Caparica e Cascais, volta a colocar em destaque o comportamento invulgar destes cetáceos e a segurança da navegação na região.

O evento mais grave envolveu o veleiro “Oceanview”, pertencente ao clube de vela Nautic Squad, que se afundou “em menos de uma hora” após um encontro com um grupo de orcas. Segundo o clube, o ataque ocorreu “ao largo entre o Bugio e o Cabo Espichel”, destruindo os lemes e danificando o casco, o que provocou uma entrada de água impossível de conter.

As quatro pessoas a bordo foram resgatadas em segurança por outras embarcações que se encontravam nas proximidades.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) confirmou ter prestado auxílio a um total de nove pessoas em duas embarcações distintas devido a interações com orcas.

Para além do veleiro ao largo da praia da Fonte da Telha, uma embarcação marítimo-turística com quatro pessoas a bordo também necessitou de assistência ao largo da Baía de Cascais, tendo sido rebocada para um porto de abrigo. Este episódio insere-se num padrão de comportamento observado nos últimos anos, atribuído a uma pequena população de cerca de 15 orcas ibéricas que interagem com embarcações, um fenómeno único que continua a ser estudado.