As autoridades aconselham a máxima cautela, recomendando que as mensagens fraudulentas sejam ignoradas e apagadas de imediato.
O esquema fraudulento opera principalmente através do envio de mensagens SMS.
Nestas mensagens, os criminosos informam os destinatários de que têm vantagens ou pontos acumulados no Cartão Continente que estão prestes a expirar.
Para evitar a perda desses supostos benefícios, a vítima é incentivada a aceder a um link incluído na mensagem.
Este link, que frequentemente contém a expressão “cartaocontinente” para parecer legítimo, redireciona o utilizador para uma página falsa que imita a identidade visual da marca.
Nessa página, é solicitado o preenchimento de um formulário com dados pessoais como nome, morada, contacto telefónico e, o mais crítico, os dados completos do cartão bancário.
A PGR esclarece que o objetivo dos autores do crime é “induzir as vítimas a facultar-lhes dados dos seus cartões, para os utilizarem abusivamente, em prejuízo daquelas”. As autoridades reforçam que estas mensagens não são provenientes dos supermercados Continente e que, caso alguém já tenha fornecido os seus dados, deve contactar imediatamente o seu banco para cancelar o cartão.













