A falta de uma infraestrutura adequada levanta sérias preocupações sobre as condições em que estes migrantes são mantidos enquanto aguardam decisões administrativas ou judiciais sobre o seu futuro. O alerta da IGAI evidencia uma falha estrutural na capacidade de acolhimento e gestão de fluxos migratórios na principal porta de entrada do país, pressionando as autoridades a encontrar soluções que garantam condições dignas e o cumprimento dos procedimentos legais. A insuficiência de vagas pode levar a situações de sobrelotação ou à impossibilidade de aplicar medidas de instalação quando necessário, criando um vazio na resposta do sistema.
IGAI Alerta para Urgente Necessidade de Centro de Instalação de Migrantes em Lisboa
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) alertou para a necessidade urgente de um centro para instalar migrantes em Lisboa que aguardam expulsão de Portugal ou uma decisão sobre a sua permanência. O relatório da IGAI sublinha que a capacidade atual é manifestamente insuficiente para as necessidades reais da capital. Num relatório recente, a IGAI destaca que a região de Lisboa dispõe de um único Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária, com uma capacidade para apenas 25 cidadãos, distribuídos por uma ala feminina e outra masculina. Este espaço, segundo o documento, está desajustado "às necessidades reais" da atualidade, o que compromete a resposta do Estado a situações que exigem a instalação temporária de cidadãos estrangeiros.



Artigos
5
O Município de Anadia adquiriu duas viaturas pesadas destinadas à recolha de resíduos sólidos urbanos e de biorresíduos, sendo que uma delas se encontra equipada simultaneamente com lavagem de contentores, num investimento total de 282.900,00€, reforçando assim a sua frota de viaturas. Esta aquisição permitirá a implementação de novos projetos, potenciando uma maior capacidade e […] O conteúdo Anadia reforça recolha de resíduos sólidos urbanos e de biorresíduos aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A Câmara de Estarreja aprovou a abertura de concurso público para a empreitada de beneficiação do cineteatro municipal. O preço base é de 912.473 euros com um prazo de execução de 150 dias. A intervenção destina-se a melhoramentos do sistema de climatização, instalação de fotovoltaicos e substituição de iluminação, prevendo-se, também, uma intervenção nas acessibilidades […] O conteúdo Estarreja: Lançada empreitada de beneficiação do cineteatro municipal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Neste episódio especial do Aqui Entre Nós, trocamos o estúdio por um mercado de Natal do Centro de Portugal e sentamo-nos à conversa com Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal. Entre luzes, sabores e memórias, Rui Ventura revisita o Natal da sua infância e reflete sobre o percurso feito pela região ao longo […] O conteúdo Podcast ‘Aqui Entre Nós’ com Rui Ventura, presidente do TCP aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém 69 anos






