A origem do surto está sob investigação, mas, para já, não foi identificada uma fonte comum de contágio entre os infetados. Os seis doentes, todos residentes na Área Metropolitana do Porto e com idades compreendidas entre os 40 e os 75 anos, deram entrada na Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ) durante o fim de semana. A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que, de acordo com a Autoridade de Saúde Regional e Local, os casos estão a ser investigados, não havendo, até ao momento, "evidência de relação laboral entre si ou fontes comuns de exposição".
A situação clínica dos doentes varia, com cinco a apresentarem um quadro estável em enfermaria, enquanto um sexto doente, que "inspira cuidados", permanece na Unidade de Cuidados Intensivos.
A doença dos legionários, causada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se através da inalação de aerossóis de água contaminada e manifesta-se como uma pneumonia grave.
A ausência de uma ligação aparente entre os casos torna a investigação epidemiológica mais complexa, sendo crucial identificar a fonte para prevenir novas infeções e tranquilizar a comunidade local.









