A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, recusou comentar diretamente o relatório, afirmando que lhe cabe “olhar para aquilo que são as recomendações” e prosseguir com a reforma do INEM. A investigação da IGAS revelou ainda que, durante a greve, mais de metade das chamadas para o INEM foram abandonadas.
IGAS Associa Morte em Mogadouro a Atraso no Socorro do INEM Durante Greve
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que a morte de um idoso em Mogadouro, em novembro de 2024, poderá estar relacionada com atrasos no atendimento do INEM. Na sequência do relatório, o INEM instaurou um processo disciplinar a um médico regulador do CODU do Porto, gerando um debate sobre a capacidade de resposta dos serviços de emergência. O inquérito da IGAS, que analisou 12 mortes ocorridas durante a greve dos técnicos do INEM, identificou três casos em que o atraso no socorro teve um impacto direto no desfecho. No caso de Mogadouro, um homem de 84 anos morreu após um engasgamento, e a IGAS considerou que “o atraso no atendimento telefónico por parte do CODU poderá ter tido uma influência significativa no desfecho final da vítima”. O relatório apontou ainda “indício disciplinar na atuação de um médico regulador”, que não terá agido “de forma diligente e zelosa” no acionamento dos meios. Em resposta, o presidente do INEM, Sérgio Janeiro, anunciou a abertura de um processo disciplinar, mas ressalvou que “a abertura destes procedimentos não são de todo presunção de culpa”, lembrando que os factos ocorreram num “dia muito atípico”. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) criticou o relatório por “falta de rigor” na avaliação da conduta do médico, mas concordou que o atraso na assistência primária foi o “fator determinante”.



Artigos
5Local
Ver mais
O Agrupamento de Escolas de Eiriz vai realizar, no dia 12 de novembro, a tradicional Feira Franca, que envolve a comunidade escolar num dia de festa. O conteúdo Agrupamento de Escolas de Eiriz realiza a tradicional Feira Franca aparece primeiro em Nosso Território.

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

A mostra “Design Encaixa”, inaugurada este sábado e que está patente até dia 14 na Praça do Município, é um dos momentos altos da IV Covilhã Creative Week. Trata.de se uma iniciativa lançada na edição 2024 da semana criativa e que este ano se repete, trazendo o design para o espaço público, com 15 projetos… O conteúdo Covilhã “Encaixa” com design aparece primeiro em Rádio Clube da Covilhã.

Associação de moradores promoveu "Andorinhas Day"


