A medida, que entrará em vigor na terça-feira, visa garantir a continuidade do serviço, embora com uma frequência reduzida.
A Câmara Municipal de Coimbra informou que 68 funcionários dos SMTUC, dos quais 52 são motoristas de um total de 290, solicitaram dispensa do trabalho para participar na campanha eleitoral.
Esta ausência massiva obrigou a uma reestruturação temporária da rede.
Entre o início oficial da campanha e o dia 13 de outubro, os SMTUC irão operar com um “nível de serviço equivalente ao do período de férias escolares”. A autarquia garante que serão feitos os ajustes necessários para assegurar, sempre que possível, as deslocações para os estabelecimentos de ensino e os horários de entrada e saída dos locais de trabalho. A redução da oferta afetará também os fins de semana e levará à suspensão temporária de linhas em zonas onde existe uma oferta alternativa do Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) da Região de Coimbra. Para minimizar o impacto nos utentes, a utilização do SIT será gratuita para passageiros com entrada e saída dentro do concelho de Coimbra que sejam afetados por estas suspensões. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração dos SMTUC e contou com o apoio da Comunidade Intermunicipal, refletindo um esforço para gerir a escassez de recursos humanos num período crítico para a mobilidade urbana.









