O serviço, que chegou a ter quatro especialistas, conta atualmente com apenas um médico no quadro, situação que o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, classificou como "muito preocupante". A potencial perda da capacidade formativa, sobre a qual o Colégio da Especialidade já emitiu um parecer, implicaria que os médicos internos não poderiam completar a sua formação na unidade, agravando ainda mais a escassez de recursos humanos. Carlos Cortes alertou que, sem uma "intervenção mais vigorosa" por parte da Direção Executiva do SNS e da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo para atrair profissionais, o "futuro da obstetrícia muito mau neste hospital" é uma forte possibilidade. A situação contrasta com as garantias dadas no início do mês pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que assegurou que a maternidade não iria encerrar, embora admitisse a necessidade de estudar a rede de referenciação. Para o bastonário, um serviço com um único médico no quadro e sem capacidade formativa não oferece uma "boa perspetiva assistencial nos próximos tempos", considerando "extremamente difícil resolver a curto prazo o problema de Vila Franca de Xira".
Urgência de Obstetrícia de Vila Franca de Xira em Risco de Encerrar por Falta de Médicos
A urgência de obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira enfrenta um risco iminente de encerramento e de perda da idoneidade formativa para novos especialistas, devido à grave carência de médicos.



Artigos
5
Desde as 10h00 desta quinta-feira que a Charneca da Caparica, em Almada, está às 'escuras'. A E-redes ainda não conseguiu resolver a situação.

Vila Viçosa vai receber, entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, a terceira edição da Feira da Doçaria Conventual, um certame que volta a centrar-se na valorização da tradição doceira do concelho e da região. A iniciativa decorre no Convento dos Agostinhos, na zona histórica desta vila do distrito de […]

Luís Filipe Menezes assinalou, numa publicação feita na passada terça-feira, a realização de pequenas intervenções no município, enquadrando-as como respostas ao “caos herdado de 12 anos sem tapar um buraco ou asfaltar o município”. Segundo o presidente da Câmara Municipal, o novo ano deverá trazer “projetos ambiciosos”, garantindo que estes serão devidamente ponderados e explicados […] The post Luís Filipe Menezes destaca intervenções pontuais no Olival, Francelos e Canidelo first appeared on Terras de Gaia.

O novo presidente da Câmara teve uma agenda de Natal – a primeira do seu mandato – preenchida e diversificada. Andou pelo território, sentindo as agruras do trânsito intenso e […] O conteúdo Natal: o primeiro do novo presidente da Câmara no território partilhado com os vimaranenses aparece primeiro em Guimarães, agora!.


