O serviço, que chegou a ter quatro especialistas, conta atualmente com apenas um médico no quadro, situação que o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, classificou como "muito preocupante". A potencial perda da capacidade formativa, sobre a qual o Colégio da Especialidade já emitiu um parecer, implicaria que os médicos internos não poderiam completar a sua formação na unidade, agravando ainda mais a escassez de recursos humanos. Carlos Cortes alertou que, sem uma "intervenção mais vigorosa" por parte da Direção Executiva do SNS e da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo para atrair profissionais, o "futuro da obstetrícia muito mau neste hospital" é uma forte possibilidade. A situação contrasta com as garantias dadas no início do mês pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que assegurou que a maternidade não iria encerrar, embora admitisse a necessidade de estudar a rede de referenciação. Para o bastonário, um serviço com um único médico no quadro e sem capacidade formativa não oferece uma "boa perspetiva assistencial nos próximos tempos", considerando "extremamente difícil resolver a curto prazo o problema de Vila Franca de Xira".
Urgência de Obstetrícia de Vila Franca de Xira em Risco de Encerrar por Falta de Médicos
A urgência de obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira enfrenta um risco iminente de encerramento e de perda da idoneidade formativa para novos especialistas, devido à grave carência de médicos.



Artigos
5Local
Ver mais
Durante mais de dois séculos, centenas de milhares de bebés foram deixados, e não abandonados, na Roda de Lisboa. A roda era um cilindro oco de madeira onde se colocava o bebé; fazia-se girar o cilindro, tocava-se a sineta e, do outro lado da parede, o bebé era recolhido

Nuno Mira tomou posse como presidente da Câmara Municipal da Chamusca e promete empatia e honestidade na sua governação, sublinhando que vai ser intransigente sempre que se justificar. No seu discurso, deixou algumas farpas para aqueles que, na sua opinião, não fizeram uma campanha eleitoral honesta.

Vargos, uma localidade pertencente à União de Freguesias de Olaia e Paço, no concelho de Torres Novas, tem pouco mais de 30 residentes permanentes. Mas no Dia de Todos os Santos os que saíram da aldeia regressam a casa para conviver com os que ficaram.

O Município de São Brás de Alportel assinou um protocolo de colaboração com a Rota Serrana de Autocaravanismo, que tem como objetivo consolidar uma rede regional de Áreas de Serviço de Autocaravanismo no Algarve, promovendo o turismo sustentável no interior da região, a valorização do património, a dinamização económica local e a promoção turística. A […] O conteúdo São Brás de Alportel integra Rota Serrana de Autocaravanismo aparece primeiro em Sempre à Mão.


