O esquema fraudulento foi descoberto após uma congregação religiosa ter recebido um e-mail suspeito, enviado a partir do endereço “mons.ornelas@gmail.com”, e ter alertado a diocese.

No conteúdo da mensagem, o remetente, fazendo-se passar pelo bispo, tentava agendar uma visita à congregação e mencionava dificuldades económicas de sacerdotes em África, sugerindo um eventual pedido de apoio financeiro.

A Diocese de Leiria-Fátima esclareceu que estas mensagens não têm qualquer ligação com o bispo ou os seus serviços oficiais, sublinhando que os seus endereços de e-mail oficiais utilizam exclusivamente os domínios “@leiria-fatima.pt” ou “@leiriafatima.pt”. Perante esta tentativa de fraude, a diocese aconselhou os potenciais destinatários a não responderem, a não clicarem em hiperligações e a não fornecerem quaisquer informações pessoais ou financeiras.

Para qualquer dúvida sobre a autenticidade de uma comunicação, a diocese recomendou o contacto direto com o seu Gabinete de Informação e Comunicação.

A situação foi prontamente comunicada às autoridades competentes para investigação.