A ciclovia proposta é descrita como "ziguezagueante, sem as dimensões mínimas regulamentares, integrada no passeio", o que, segundo os subscritores, "anuncia graves conflitos entre peões e bicicletas". As associações afirmam que a proposta contraria as conclusões do processo de participação pública de 2023, no qual a maioria dos participantes considerou existir "excesso de tráfego automóvel" na avenida, e questionam a utilidade destes processos se os seus resultados são desrespeitados. O presidente da Câmara, Carlos Moedas, havia defendido que o projeto resultou de um processo de auscultação alargado e que tinha como prioridades o aumento de áreas verdes e a segurança.
ONGs Alertam para Riscos de Segurança no Projeto de Requalificação da Avenida Almirante Reis
Um conjunto de sete associações cívicas e ambientais emitiu um alerta sobre o projeto de requalificação da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, argumentando que este piora "de forma flagrante a segurança dos utilizadores mais vulneráveis", como peões e ciclistas. As organizações acusam a autarquia de ignorar os resultados da participação pública e de privilegiar o tráfego automóvel em detrimento da mobilidade sustentável. Num comunicado conjunto, as associações, que incluem a MUBi e a ZERO, criticam o projeto orçado em 20 milhões de euros por aumentar "em 50% a capacidade do espaço rodoviário" no troço entre o Martim Moniz e a Alameda, passando de duas para três vias. Em contrapartida, o espaço para peões "não se altera significativamente", continuando a ser "indigno", e os atravessamentos tornam-se mais perigosos, obrigando a cruzar três vias de trânsito.



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