Os dados do INEM indicam que o número de partos em contexto pré-hospitalar em 2025 já ultrapassou o total de cada um dos três anos anteriores, sinalizando um agravamento do problema. Estes incidentes funcionam como um aviso público sobre a falta de fiabilidade dos serviços de obstetrícia de urgência na Península de Setúbal. A necessidade de desviar utentes devido à falta de profissionais para completar as escalas coloca as grávidas em situações de vulnerabilidade e sobrecarrega os meios de emergência, que se veem forçados a realizar procedimentos complexos fora de um ambiente hospitalar. A situação reflete uma crise sistémica no SNS na região, que levou o Governo a ponderar a criação de uma urgência obstétrica regional para centralizar e garantir a continuidade dos cuidados.
Nascimentos em Ambulâncias na Margem Sul Exacerbam Crise nas Maternidades
A ocorrência de partos em ambulâncias na Margem Sul do Tejo tornou-se um alerta recorrente para as fragilidades dos serviços de saúde locais, com os bombeiros da Moita a assistirem a 15 nascimentos só em 2025. Estes casos evidenciam as graves consequências do encerramento rotativo de maternidades, como a do Hospital do Barreiro, e o risco acrescido para grávidas e recém-nascidos. Os relatos descrevem situações em que grávidas, perante o encerramento da maternidade mais próxima, são desviadas para outros hospitais, como o Garcia de Orta, em Almada. Num dos casos mais recentes, uma parturiente da Baixa da Banheira deu à luz numa área de serviço da A33, assistida pela tripulação da ambulância dos Bombeiros da Moita, que não contava com o apoio de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).



Artigos
5
Cascata dos Sonhos.

A presidência do Município de Celorico de Basto está a exibir os números do orçamento para o próximo ano com expressivo orgulho: são 45 milhões de euros, o maior de sempre. O documento, acompanhado pelo plano de atividades, foi aprovado em sede de executivo a 22 de dezembro e deverá ser validado pela assembleia municipal […] O conteúdo Celorico aprova orçamento de 45 milhões aparece primeiro em Jornal Terras de Basto.

O Município da Trofa realizou mais uma edição da iniciativa de Distribuição de Ceias de Natal, destinada a apoiar munícipes que passaram a noite de Consoada em situação de isolamento e sem condições para usufruir de uma refeição festiva. A ação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, do […] Leia no link:

No sábado O conteúdo Viana: Fogueira de Natal volta a aquecer Largo das Neves e estão confirmados caretos aparece primeiro em O MINHO.


