Detenções por fogo posto e alertas sobre risco de incêndio rural marcam o país
As autoridades portuguesas intensificaram a fiscalização e a resposta a incêndios rurais, resultando na detenção de vários suspeitos de fogo posto em diferentes regiões. Em paralelo, foram emitidos alertas à população sobre o elevado risco de incêndio, prolongando-se a proibição de queimas e queimadas. A recorrência de incêndios florestais, muitos com origem em atos de negligência ou intencionais, levou a uma ação concertada das forças de segurança. No concelho da Guarda, uma mulher de 72 anos foi detida como presumível autora de nove incêndios, alegadamente ateados por “motivos fúteis” e com recurso a chama direta em períodos de risco máximo. Em Carrazeda de Ansiães, cinco homens foram constituídos arguidos após a ignição de um fogo durante trabalhos de gestão de combustível com motorroçadoras. Outra detenção ocorreu em Rio Maior, envolvendo uma mulher de 30 anos suspeita de atear dois incêndios num quadro de dependência e surtos psicóticos. Estes casos evidenciam um padrão de comportamento de risco que as autoridades procuram combater. A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem reforçado os alertas, lembrando que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal”. Face às condições meteorológicas adversas, com temperaturas elevadas e tempo seco, o Governo decidiu prorrogar a proibição da realização de queimas e queimadas até 12 de outubro, uma medida preventiva para mitigar o risco em todo o território continental. A tragédia humana associada a estes eventos foi sublinhada pela morte de uma mulher de cerca de 70 anos em Geraz do Lima, Viana do Castelo, após uma queima de sobrantes se ter descontrolado, um lembrete sombrio das consequências fatais que podem advir destas práticas.



Artigos
6Local
Ver mais
A Infraestruturas de Portugal (IP) anuncia que vai remover as plataformas de trabalho instaladas sob o tabuleiro da Ponte do Vascão, que liga os concelhos de Mértola e Alcoutim, utilizadas no âmbito da empreitada de reabilitação e reforço desta estrutura. “Para a execução destes trabalhos será utilizada uma auto grua de grande porte, sendo, por […]

Beja volta a dar um exemplo de solidariedade. Hoje, domingo, 4 de dezembro, pelas 20h00, realiza-se o VII Jantar de Natal Solidário NERBE/AEBAL, uma iniciativa que este ano reverte a favor do Centro de Paralisia Cerebral de Beja. O evento, promovido pelo NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, terá lugar no Pavilhão […]

Uma viatura ligeira de passageiros despistou-se e derrubou um poste de iluminação pública e vários pilaretes na noite deste sábado, 8 de novembro, na Rua do Paço, em Almeirim. Segundo apurou O Almeirinense, junto de fonte do Comando Sub-regional da Lezíria do Tejo da Proteção Civil, o alerta para o acidente foi dado pelas 22h17.... O conteúdo Carro despista-se e derruba poste de iluminação na Rua do Paço em Almeirim aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.

O Movimento Gaia Verde apelou ao cumprimento do projeto original da linha de alta velocidade e convidou a população para uma caminhada na zona de São Caetano, em Vilar do Paraíso, este domingo, 9 de novembro, às 10h. O grupo manifestou “choque” com a decisão do consórcio responsável pela construção da linha, que terá alterado […] The post Movimento Gaia Verde contesta alteração do projeto da alta velocidade e promove caminhada em São Caetano first appeared on Terras de Gaia.






