O SINAPOL considera “inaceitável a recorrente negligência do Governo em não alterar diversos diplomas legais que são fundamentais para o futuro da segurança pública”. Ambas as estruturas sindicais exigem medidas concretas no Orçamento do Estado para 2026 que valorizem a carreira policial e garantam uma remuneração digna, alertando para as “consequências diretas e alarmantes” da desvalorização da profissão para a segurança pública.
Sindicatos da PSP convocam protestos nacionais por melhores salários e condições
Vários sindicatos representativos da Polícia de Segurança Pública (PSP), como o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) e o Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), convocaram protestos nacionais para outubro. As manifestações visam denunciar a degradação das condições de trabalho, a falta de valorização salarial e o que consideram ser o desinteresse do Governo em resolver os problemas da classe. Os sindicatos apontam um conjunto de problemas crónicos que afetam a PSP, incluindo a falta de candidatos para os cursos de formação de agentes, o aumento de pedidos para abandonar a força policial, a degradação das condições de trabalho e um crescente número de casos de esgotamento físico e mental (‘burnout’). O SPP/PSP, num comunicado, denuncia a “falta de peso político demonstrado pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, para resolver problemas da classe”. Este sindicato agendou uma concentração para 16 de outubro, em frente à direção nacional da PSP, em Lisboa, seguida de um desfile até ao Ministério da Administração Interna. Por sua vez, o SINAPOL convocou quatro dias de protesto, entre 21 e 24 de outubro, com ações de sensibilização em locais de grande afluência como a Gare do Oriente e o Aeroporto de Lisboa.



Artigos
5
Cascata dos Sonhos.

A presidência do Município de Celorico de Basto está a exibir os números do orçamento para o próximo ano com expressivo orgulho: são 45 milhões de euros, o maior de sempre. O documento, acompanhado pelo plano de atividades, foi aprovado em sede de executivo a 22 de dezembro e deverá ser validado pela assembleia municipal […] O conteúdo Celorico aprova orçamento de 45 milhões aparece primeiro em Jornal Terras de Basto.

O Município da Trofa realizou mais uma edição da iniciativa de Distribuição de Ceias de Natal, destinada a apoiar munícipes que passaram a noite de Consoada em situação de isolamento e sem condições para usufruir de uma refeição festiva. A ação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, do […] Leia no link:

No sábado O conteúdo Viana: Fogueira de Natal volta a aquecer Largo das Neves e estão confirmados caretos aparece primeiro em O MINHO.


