Este marco, revelado pela Polícia Judiciária (PJ), sublinha a intensificação da investigação e repressão do crime de incêndio florestal doloso no país. Segundo Avelino Lima, responsável nacional do Gabinete Permanente de Acompanhamento e Apoio (GPAA) aos incêndios florestais da PJ, este é "um recorde em toda a nossa história", alcançado num ano em que o número de ignições foi, paradoxalmente, mais baixo. O sucesso na aplicação da medida de coação mais gravosa é atribuído a um trabalho de investigação mais aprofundado, que permite produzir "uma prova mais cabal, mais demonstrativa da responsabilidade do autor". A colaboração com outras entidades, como a GNR, e o aumento do número de grupos de trabalho da PJ dedicados a esta matéria, de dois para cinco, foram fatores decisivos. Com provas mais robustas, a autoridade judiciária tem aplicado a prisão preventiva em cerca de 65% dos casos de detenção por fogo posto. Os dados revelam ainda outros recordes, como o número de mulheres detidas (18 em 88) e a detenção de um conjunto de pessoas "bastante seniores, com idades bastante avançadas e por ações dolosas inequívocas". Esta informação serve como um alerta público sobre a persistência do crime de incêndio e a resposta cada vez mais firme das autoridades.
PJ Anuncia Número Recorde de Detenções Preventivas de Incendiários em 2025
As autoridades portuguesas atingiram um número recorde de detenções preventivas de presumíveis incendiários em 2025, com 57 indivíduos a aguardar julgamento em prisão preventiva de um total de 88 detidos.



Artigos
15
Cascata dos Sonhos.

A presidência do Município de Celorico de Basto está a exibir os números do orçamento para o próximo ano com expressivo orgulho: são 45 milhões de euros, o maior de sempre. O documento, acompanhado pelo plano de atividades, foi aprovado em sede de executivo a 22 de dezembro e deverá ser validado pela assembleia municipal […] O conteúdo Celorico aprova orçamento de 45 milhões aparece primeiro em Jornal Terras de Basto.

O Município da Trofa realizou mais uma edição da iniciativa de Distribuição de Ceias de Natal, destinada a apoiar munícipes que passaram a noite de Consoada em situação de isolamento e sem condições para usufruir de uma refeição festiva. A ação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, do […] Leia no link:

No sábado O conteúdo Viana: Fogueira de Natal volta a aquecer Largo das Neves e estão confirmados caretos aparece primeiro em O MINHO.


