Este marco, revelado pela Polícia Judiciária (PJ), sublinha a intensificação da investigação e repressão do crime de incêndio florestal doloso no país. Segundo Avelino Lima, responsável nacional do Gabinete Permanente de Acompanhamento e Apoio (GPAA) aos incêndios florestais da PJ, este é "um recorde em toda a nossa história", alcançado num ano em que o número de ignições foi, paradoxalmente, mais baixo. O sucesso na aplicação da medida de coação mais gravosa é atribuído a um trabalho de investigação mais aprofundado, que permite produzir "uma prova mais cabal, mais demonstrativa da responsabilidade do autor". A colaboração com outras entidades, como a GNR, e o aumento do número de grupos de trabalho da PJ dedicados a esta matéria, de dois para cinco, foram fatores decisivos. Com provas mais robustas, a autoridade judiciária tem aplicado a prisão preventiva em cerca de 65% dos casos de detenção por fogo posto. Os dados revelam ainda outros recordes, como o número de mulheres detidas (18 em 88) e a detenção de um conjunto de pessoas "bastante seniores, com idades bastante avançadas e por ações dolosas inequívocas". Esta informação serve como um alerta público sobre a persistência do crime de incêndio e a resposta cada vez mais firme das autoridades.
PJ Anuncia Número Recorde de Detenções Preventivas de Incendiários em 2025
As autoridades portuguesas atingiram um número recorde de detenções preventivas de presumíveis incendiários em 2025, com 57 indivíduos a aguardar julgamento em prisão preventiva de um total de 88 detidos.



Artigos
15Local
Ver mais
VianaCon, a Convenção dos Jogos de Tabuleiro Modernos, está a decorrer na cidade desde sexta-feira. Organização espera mais de 3000 entusiastas do jogo não digital.

Foi esta manhã inaugurada a requalificação da sede da Junta de Freguesia de Tagilde, Vizela um investimento orçado em 40 mil euros. Como referiu o ex presidente da Junta António Ferreira e a atual presidente Cristina Coelho trata se de uma obra que vem do anterior executivo, do qual estes dois autarcas faziam parte, e veio dar outra dignidade à freguesia e comodidade a quem nela vai trabalhar e visitar como referiu o edil Victor Hugo Salgado. O presidente da Câmara salientou que Tagilde tem agora condições específicas na sua sede, como é a sala de enfermagem, uma proteção exterior que viabilizará a aragem do imóvel, gabinetes, salão nobre mais cativante, etc.Victor Hugo e Cristina Coelho inalteceram os mandatos de António Ferreira que na sua despedida foi aplaudido de pé por todos os presentes. O edil elogiou também a presença no ato da oposição nas pessoas de Vítor Magalhães líder do Chega de Vizela e de Ricardo Fernandes líder do IL de Vizela criticando a ausência de outra oposição. No ensejo o presidente da Câmara anunciou para breve a aquisição de um edifício em Santa Eulália, em parte central da Vila, junto à rua do Lamarão onde irá funcionar a junta de freguesia. O atual edifício poderá vir a ser de apoio ao pavilhão gimnodesportivo. Nas restantes freguesias do concelho há também novidades ao nível das sedes de junta incluindo na União de Freguesias de Vizela que em breve deixará de ter como "inquilino" a Segurança Social.

Em 1979 votei pela primeira vez numas eleições autárquicas e o candidato em que votei não ganhou, sendo derrotado nas urnas pelo Dr. Joaquim Mota Veiga, militante do PSD e já então administrador da SOTAVE.A surpresa da sua morte fez-me regressar a esses primeiros anos de liberdade em Portugal recordar o seu desempoeirado discurso de […] O conteúdo Quando a morte cai… aparece primeiro em Todas as Beiras.

A vítima foi depois abandonada numa zona de mato e floresta.






