Este cenário meteorológico atípico para o outono deverá manter-se, pelo menos, até meados da próxima semana.
De acordo com a meteorologista Patrícia Marques do IPMA, as temperaturas sofrerão uma "subida acentuada" a partir de sexta-feira, com aumentos da ordem dos 5 a 6 graus em regiões como o Alentejo e o Vale do Tejo. No domingo, dia de eleições autárquicas, prevê-se que as temperaturas na generalidade do território "vão rondar os 30 graus na região sul, Alentejo e Vale do Tejo". Também as temperaturas mínimas irão subir, podendo atingir os 17 a 18 graus.
Esta situação deve-se à influência de um anticiclone que se estende do Reino Unido até à Península Ibérica, determinando condições de céu geralmente limpo e valores elevados.
As anomalias térmicas positivas poderão atingir até 8 ºC acima da normal climatológica.
Na Madeira, a amplitude térmica também se fez sentir, com o Chão do Areeiro a registar 10ºC de diferença entre a madrugada (6,5ºC) e a tarde (16,5ºC), enquanto o Pico do Areeiro ultrapassou os 20ºC, um valor considerado expressivo para a altitude e a estação. Para os arquipélagos, as previsões para o fim de semana apontam para céu nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos na Madeira e chuva nos Açores, mas com temperaturas amenas.
O IPMA alerta que este calor acima do normal deverá manter-se pelo menos até meio da semana seguinte.













