O alerta abrange os grupos Ocidental, Central e Oriental, com diferentes períodos de validade. De acordo com os comunicados do IPMA, as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) foram as primeiras a ser colocadas sob aviso, válido entre as 15h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira. Posteriormente, o aviso foi estendido aos grupos Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), com validade entre as 12h00 e as 24h00 de terça-feira.
Uma frente fria associada a uma depressão a noroeste do arquipélago é a causa desta instabilidade.
A previsão aponta para que a maior parte da precipitação ocorra no mar, mas ilhas como o Pico e São Miguel poderão registar acumulações significativas, próximas dos 35 mm e 30 mm, respetivamente. Para além da chuva, prevê-se um aumento da velocidade do vento, com rajadas que podem atingir os 60 km/h no Grupo Central, e um agravamento da agitação marítima, com ondas que podem chegar aos 6 metros no Grupo Ocidental.
O IPMA define o aviso amarelo como uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, apelando à população para tomar as devidas precauções.














