O CIVISA confirmou que estes eventos se enquadram “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira”, um fenómeno que tem sido monitorizado de perto pelas autoridades desde o seu início, em meados de 2022, e que mantém a região sob vigilância.
Dois sismos sentidos na ilha Terceira no âmbito da crise sismovulcânica
Dois sismos, com magnitudes de 3,0 e 2,9 na escala de Richter, foram sentidos na ilha Terceira, nos Açores, na manhã de 13 de outubro. Os abalos inserem-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha desde junho de 2022, mantendo as autoridades e a população em alerta. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o primeiro abalo, de magnitude 3,0, foi registado às 11h46 locais (12h46 em Lisboa), seguido de um segundo, de magnitude 2,9, às 11h50. Ambos os sismos tiveram epicentro a cerca de quatro quilómetros a lés-nordeste de Doze Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo. De acordo com a informação disponível, os abalos foram sentidos com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada em várias freguesias, incluindo Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, Raminho e Altares, no concelho de Angra do Heroísmo, e Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória. Noutras localidades, como São Mateus da Calheta e Agualva, a intensidade sentida foi de grau III.



Artigos
7
A freguesia de Aldeia Viçosa volta a cumprir a tradição secular do Magusto da Velha, com as castanhas a serem lançadas esta tarde do cimo da torre da igreja em honra de uma benemérita da freguesia.

Sabe a Cidade Hoje que as obras já foram retomadas, após validação da E-Redes às alterações solicitadas.

A última caminhada do ano atravessa a freguesia de Macieira de Sarnes Dia 28 Dezembro. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas […] O conteúdo Oliveira de Azeméis: Circuito Caminhadas 2025 chega ao fim aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A Câmara da Guarda quer criar um museu dedicado aos bombeiros voluntários num edifício que vai adquirir no centro histórico da cidade, por 340 mil euros.


