O CIVISA confirmou que estes eventos se enquadram “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira”, um fenómeno que tem sido monitorizado de perto pelas autoridades desde o seu início, em meados de 2022, e que mantém a região sob vigilância.
Dois sismos sentidos na ilha Terceira no âmbito da crise sismovulcânica
Dois sismos, com magnitudes de 3,0 e 2,9 na escala de Richter, foram sentidos na ilha Terceira, nos Açores, na manhã de 13 de outubro. Os abalos inserem-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha desde junho de 2022, mantendo as autoridades e a população em alerta. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o primeiro abalo, de magnitude 3,0, foi registado às 11h46 locais (12h46 em Lisboa), seguido de um segundo, de magnitude 2,9, às 11h50. Ambos os sismos tiveram epicentro a cerca de quatro quilómetros a lés-nordeste de Doze Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo. De acordo com a informação disponível, os abalos foram sentidos com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada em várias freguesias, incluindo Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, Raminho e Altares, no concelho de Angra do Heroísmo, e Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória. Noutras localidades, como São Mateus da Calheta e Agualva, a intensidade sentida foi de grau III.



Artigos
7Local
Ver mais
A Guimabus, empresa responsável pelo transporte urbano em Guimarães, está a investigar a possibilidade de os seus autocarros estarem a ser controlados remotamente a partir da China. A suspeita surgiu após casos semelhantes terem sido detetados noutros países europeus. De acordo com o Grupo Santiago, que revelou a informação, fonte da Guimabus confirmou os receios […]

A Câmara Municipal de Almada (CMA) informa no seu site que, considerando a “existência de um pré-aviso de greve prevista para O conteúdo Constragimentos na recolha do lixo aparece primeiro em Almada online.

Distinção da ERSAR destaca cumprimento rigoroso dos padrões de qualidade na água de abastecimento em 2024, com mais de três mil análises realizadas Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Serviços Municipalizados de Setúbal recebem selo de Qualidade Exemplar da Água pelo segundo ano consecutivo

Este fim de semana, 8 e 9 de novembro, a Câmara de Oeiras vai realizar o tradicional magusto de São Martinho com 12 toneladas de castanhas e, ao mesmo tempo, inaugura as luzes de Natal. A festa vai ser, por isso, dupla, onde o cheiro a castanha assada se vai misturar com o brilho das primeiras luzes natalícias. O conteúdo Oeiras inaugura iluminações natalícias e comemora S. Martinho aparece primeiro em Olhares de Lisboa.







